A estomaterapia, desde 1980, é uma especialidade - pós-graduação latu sensu - da prática da enfermagem, voltada para o cuidado de pessoas com estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas, drenos, cateteres e incontinências anal e urinária.
Como se tornar um ENFERMEIRO ESTOMATERAPEUTA?
O ENFERMEIRO ESTOMATERAPEUTA deverá realizar especialização em Enfermagem em Estomaterapia em cursos com abrangência em todas as áreas da especialidade, reconhecidos pelos órgão nacionais de educação, pela SOBEST e credenciados pelo WCET.
A titulação visa oferecer ao enfermeiro pós-graduados em estomaterapiaa a oportunidade de receber um "selo" de qualidade.
ENFERMEIRO ESTOMATERAPEUTA TiSOBEST
TiSOBEST é um título concedido, única e exclusivamente, pela SOBEST, renovável a cada 6 anos, cujas normas foram criadas pelo conselho científico e aprovadas em Assembléia Geral Ordinária.
A titulação visa oferecer ao enfermeiro estomaterapeuta a oportunidade de receber um "selo" de qualidade.
São duas as etapas necessárias para a obtenção mesmo:
- Primeira: realização de especialização em Enfermagem em Estomaterapia em cursos com abrangência em todas as áreas da especialidade, reconhecidos pela SOBEST e credenciados pelo WCET.
- Segunda: aprovação no concurso de títulos (currrículo) e prova, realizado pela SOBEST. A aprovação poderá ocorrer somente com currículo, caso atenda a nota mínima necessária. Para aqueles que não possuem um currículo suficiente para obtenção de nota mínima, deverão ser submetidos a prova de conhecimento teórico nas áreas de estomias, feridas, incontinências para complementar.
Texto produzido por Beatriz Yamada e atualizado por Suely Thuler em novembro de 2009 de acordo com a Assembléia Geral Ordinária de 25 de outubro de 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário